terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1º Exaltação Matrimonial do Rito Brasileiro da Região Norte do Brasil.

Casamento Maçônico

1º Exaltação Matrimonial do Rito Brasileiro da Região Norte do Brasil.

Casamento realizado em 20.12.2011 no Templo Maçônico Augusta e Respeitável 
Loja Simbólica Luzes da Fraternidade Universal N° 4070 em Manaus - AM.
 O Convite de Casamento
Nosso convite de casamento foi confeccionado nas cores do Rito Brasileiro que são Preto e Bordô.
 O Buquê de Cristais e o Buquê Príncipe
Teve dois buquês, o 1° buquê de cristais foi usado em toda a cerimônia, o 2° buquê príncipe foi o usado para ser jogado para as damas.
O Vestido e a Matilha
Na cerimônia de Exaltação Matrimonial Maçônica a noiva tem a liberdade de escolher seu traje como desejar, podendo até usar roupas normais ou o tradicional vestido de noiva, ela escolheu casar vestida de noiva, o vestido foi confeccionado com renda e seda com aplicação de cristais e teve uma faixa de cor bordô e a mantinha foi feita de tule com aplicação de renda com cristais.
O Traje do Noivo
 A cerimônia de Exaltação Matrimonial Maçônica o noivo usa seu traje habitual correspondente ao seu grau, eu usei o traje de Mestre Maçom.
O Templo de Salomão
Esse é o nosso templo de Salomão.
O Templo de Salomão, foi o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a Javé, Deus de Israel,
O Rei Davi, desejava construir uma casa para Jeová , onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória ou tabernáculo. No entanto, isso seria permitido ao seu filho Salomão, cujo nome significa "paz". Isto enfatizava a vontade divina de que a Casa de Deus fosse edificada em paz, por um homem pacífico. O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico transmitido por Davi, seu pai . O trabalho prosseguiu por sete anos. Após a construção do magnífico templo, a Arca da Aliança foi depositada no Santo dos Santos, a sala mais reservada do edifício. Foram construídos debaixo do templo, uma série de câmaras secretas e túneis que não são mencionados na Bíblia, onde eram guardados antigos conhecimentos ancestrais (desde os fenícios) sobre rituais, tesouros, projetos e chaves astronômicas; “sobre Vênus em posição com o Sol, sobre os solstícios e equinócios”.
Conhecimentos que representavam o verdadeiro sentido filosófico de nosso ritual Maçônico, com todos os nossos enigmas, mistérios, segredos e aparatus, que faziam de Salomão o mais sábio rei dos reis. 
O Livro das Leis Sagradas
Esse é o nosso livro das leis, ele significa o traçado espiritual para o aperfeiçoamento do Maçom e nele está o código de moral, a fé que governa e anima a todos os Maçons.

A Arca da Aliança
Essa é a nossa Arca da Aliança, dentro dela está nossas alianças e as duas tabuas dos 10 mandamentos de DEUS.
A Arca da Aliança - Era uma caixa retangular de madeira de acácia. Seu revestimento interno e sua cobertura externa eram de ouro puro batido. Na parte superior, ao redor, havia uma bordadura de ouro. Contudo, a tampa que cobria a arca, denominada de propiciatório, era de ouro maciço. Sobre o propiciatório, também de ouro maciço, haviam dois querubins, um em cada extremidade da arca com as asas estendidas à frente um do outro, cobrindo o propiciatório. Do meio deles Deus se comunicava com o Seu povo. A arca era a única peça de mobília no Santo dos Santos do tabernáculo e posteriormente do templo e abrigava cópias das tábuas da lei, um vaso com maná e a vara de Arão. Mas quando, numa época posterior, foi colocada no lugar santíssimo do templo de Salomão, onde foi construído um recinto de cedro, coberto de ouro e entalhes, dois enormes querubins de maneira à semelhança dos que havia na Arca, com um altar no centro onde ela repousaria.
Nosso filho levou a Arca da Aliança, até o altar dos juramentos.
 As Galhetas
 As Galhetas são os recipiente onde se coloca a água e o vinho para serem usados na cerimônia, eu  derramei na taça vazia o vinho, símbolo da vida em seguida a noiva junta a água sobre o vinho, símbolo da purificação. Na mistura íntima de água e vinho está o símbolo da comunhão de vossas almas.

A Entrada e a Saída dos Noivos
Os Noivos entram e saem do Templo sob a formação da Abobada de Aço.
O simbolismo da Abóbada de Aço é eloquente por si mesmo. Instruí os Maçons que a integram, indicando que aos mesmos, em tal atitude, colocam sua força e serviço a quem eles honram a cerimônia e o teto formado pelas Espadas cruzadas simboliza a proteção oferecida.
O Bolo de Casamento
Nosso bolo também teve a cor bordô, o topo do bolo foi feito de porcelana e o noivinho do bolo foi uma reprodução fiel do traje do noivo.
 

Ambos os cônjuges têm deveres essenciais: fidelidade recíproca, vida em comum, mútua assistência e sustento, guarda e educação dos filhos. As leis do matrimônio são porém, suaves para os que se amam, como vós. A comunidade social se rejubila com a constituição de uma família. Por isso todo atentado ao matrimônio é um ultraje à sociedade. Quanto maior número de famílias bem constituídas num país, tanto menor o número de transgressões e crimes.

Agradecimentos

Grão Mestre Adjunto  GOB –AM  Ir . ´. Carlos César Batista de Souza.

Presidente da Fael GOB – AM Ir. ´.  Artur Jose Pozzeti.

Presidente do Condomínio Fraternidade Universal - GOB – AM Ir. ´. Ruivaldo Moura.

Venerável da Loja Vitória Regia GOB –AM Ir. ´.  Hilarino Pereira Santos Filho.

Venerável da Loja Monteiro Lobato AM 01 GOB – AM Ir. ´. Jorge Sales.

Venerável da Loja Tiradentes GOB - AM  – Ir. ´.  Mozandi da Silva Castro.

Venerável da Loja Acácia Universitária GOB –AM Ir. ´.  Alciole Ribeiro de Oliveira.

Venerável da Loja Rio Solimões  GLOMAM – Ir. ´. Mansur Sefair Neto.

Venerável da Loja Rio Negro GLOMAM – Ir. ´. Jose Auri de Gusmão Vasconcelos.

FRAFEM – Fraternidade Feminina Encontro das Águas – Maria das Graças M. Sales.

 

Venerável – Ir. ´. Julio Pereira de Aquino Filho.

1° – Vigilante – Ir .´. Ildemar Pinheiro de Oliveira.

2° – Vigilante – Ir .´.  Raimundo Albuquerque Pinheiro.

Orador – Ir. ´. Almir Monteiro da Costa.

Secretario – Ir .´.  Antonino da Silva Rebello Filho.

1° – Diácono – Ir .´.  Jailton Bezerra Lima.

2° – Diácono – Ir .´.  Santillano Filgueiras Regis da Costa.

Mestre de Harmonia – Ir .´.  Alexandre Antony Rebello.

Mestre de Cerimônia – Ir .´.  Julio Aguiar.

Chanceler – Ir .´.  Paulo Morais de Souza.

Cobridor – Ir .´. José Rubens Marques.

Participação Musical Especial – Ir. ´.  Manoel do Rosário F. Pereira.  



  Agradecemos também a presença de todos os Irmãos Maçons tanto do Grande Oriente do Brasil como das Grandes Lojas do Amazonas, familiares e amigos convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário